O Seminário "Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas" juntou, no dia 2 de novembro de 2023, cerca de 130 participantes que assistiram, presencialmente ou através da transmissão online, ao evento organizado pela APDEA em parceria com a Alimentar Cidades Sustentáveis - Associação (ACSA) e com o curso de doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade, lecionado pelo consórcio entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade de Évora. Depois das boas-vindas institucionais, foram realizados dois painéis de comunicações seguidos de debate. Estiveram presentes Iva Pires (UNL-FCSH); Isa Alvarez Vispo (Urgenci - Rede internacional de base); Sara Moreira (Rede AMAP Portuguesa); Rosário Oliveira (ICS-UL); Marta Cortegano (ESDIME); Mário Cristóvão (CATAA Castelo Branco); e Carla Gonçalves (UTAD). 

O evento representou o despertar de um trabalho realizado por diferentes instituições e centrado na identificação das tendências e iniciativas alimentares desenvolvidas no âmbito de estratégias de base territorial, bem como nos principais desafios e oportunidades que se colocam na temática.

As comunicações apresentadas estão aqui disponíveis:

Transição dos Sistemas Alimentares para a Sustentabilidade | Iva Pires (UNL-FCSH)

URGENCI - Urban-Rural networks: GEnerating New forms of exchanges between Citizens | Isa Alvarez Vispo (Urgenci - Rede internacional de base)

Uma AMAP, 93 barrigas: Retrato de uma comunidade que apoia a agricultura no Porto| Sara Moreira (Rede AMAP Portuguesa)

Transição Alimentar no Baixo Alentejo ? Terra Alimenta | Marta Cortegano (ESDIME)

Despertar para o consumo local e sazonal: o papel da inovação alimentar | Mário Cristóvão (CATAA Castelo Branco)

A Carta da Alimentação Saudável e Sustentável da UTAD | Carla Gonçalves (UTAD)