Seminário "Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas"

O Seminário "Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas" juntou, no dia 2 de novembro de 2023, cerca de 130 participantes que assistiram, presencialmente ou através da transmissão online, ao evento organizado pela APDEA em parceria com a Alimentar Cidades Sustentáveis - Associação (ACSA) e com o curso de doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade, lecionado pelo consórcio entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade de Évora. Depois das boas-vindas institucionais, foram realizados dois painéis de comunicações seguidos de debate. Estiveram presentes Iva Pires (UNL-FCSH); Isa Alvarez Vispo (Urgenci - Rede internacional de base); Sara Moreira (Rede AMAP Portuguesa); Rosário Oliveira (ICS-UL); Marta Cortegano (ESDIME); Mário Cristóvão (CATAA Castelo Branco); e Carla Gonçalves (UTAD). 

O evento representou o despertar de um trabalho realizado por diferentes instituições e centrado na identificação das tendências e iniciativas alimentares desenvolvidas no âmbito de estratégias de base territorial, bem como nos principais desafios e oportunidades que se colocam na temática.

As comunicações apresentadas estão aqui disponíveis:

Transição dos Sistemas Alimentares para a Sustentabilidade | Iva Pires (UNL-FCSH)

URGENCI - Urban-Rural networks: GEnerating New forms of exchanges between Citizens | Isa Alvarez Vispo (Urgenci - Rede internacional de base)

Uma AMAP, 93 barrigas: Retrato de uma comunidade que apoia a agricultura no Porto| Sara Moreira (Rede AMAP Portuguesa)

Transição Alimentar no Baixo Alentejo ? Terra Alimenta | Marta Cortegano (ESDIME)

Despertar para o consumo local e sazonal: o papel da inovação alimentar | Mário Cristóvão (CATAA Castelo Branco)

A Carta da Alimentação Saudável e Sustentável da UTAD | Carla Gonçalves (UTAD)



Ver mais

Regionalização e Descentralização em Portugal: Reforma do Estado, Aprofundamento da Democracia e Desenvolvimento

O debate da Regionalização de Portugal voltou a emergir. Periodicamente, tem-se retomado a discussão do tema, se bem que sem consequências de maior. A exceção em matéria de alcance do debate que foi acontecendo foi a realização do referendo de 8 de novembro de 1998, cujo resultado significou a criação de um bloqueio substantivo à institucionalização da instância regional de governo. Por detrás desse retomar do debate estão, por um lado, a inclusão dessa temática no Programa do XXIII Governo, definindo-se aí o objetivo de realizar um novo referendo em 2024, e, por outro lado, as sequelas da implementação da Lei nº 50/2018, de 16 de agosto, que estabeleceu a transferência, gradual, de um conjunto alargado de competências para as ?autarquias locais? e as ?entidades intermunicipais?.
Tendo presente o contexto que se enuncia, importa refletir sobre a oportunidade e os fundamentos para se avançar no processo de regionalização em Portugal, e sobre aquilo que pode estar em causa quando se encetam iniciativas de descentralização do poder suportadas apenas nas instâncias locais. Obviamente, equacionando-se a regionalização, volta a ser necessário discutir as potenciais soluções de divisão territorial e os seus fundamentos económicos, sociais, culturais e políticos, e a escolha das próprias cidades-capital. São essas problemáticas e este debate que este livro coletivo se propõe retomar, reclamando para tanto o contributo de um conjunto de académicos de várias formações científicas e sensibilidades político-sociais. Os destinatários da publicação são, também, os académicos, mas, igualmente, os decisores públicos e todos aqueles que, comprometidos com o desenvolvimento do país, olham para a reforma da sua organização político-administrativa como a grande reforma estrutural de que Portugal realmente carece.



Ver mais

e-book «A AGRICULTURA NÃO CRIOU RIQUEZA DESDE OS ANOS 90 DO SÉCULO PASSADO - A Agricultura Familiar, chave da modernização da agricultura»

Publicado e-book ?A AGRICULTURA NÃO CRIOU RIQUEZA DESDE OS ANOS 90 DO SÉCULO PASSADO - A Agricultura Familiar, chave da modernização da agricultura? onde estão reunidos diversos artigos que analisam a situação atual de alguns sistemas de agricultura, nomeadamente a metodologia de análise económica do desempenho da agricultura, mas onde também se propõem alternativas ao modelo vigente desses mesmos sistemas de agricultura.



Ver mais

Sessão de Debate "Estruturas agrárias"

O GPP realiza no dia 27 de setembro pelas 10h30, uma sessão de debate sobre a evolução das estruturas agrárias em Portugal, tema da edição mais recente da publicação CULTIVAR - Cadernos de Análise e Prospetiva. 
Tendo por base a análise desenvolvida sobre os fatores que condicionam a evolução das estruturas agrárias e o impacto nas dimensões - económica, ambiental e social, esta iniciativa tem por objetivo contribuir para um aprofundamento da reflexão sobre a definição das estratégias e instrumentos que atuam sobre o território e a agricultura portuguesa.
A sessão integra uma breve apresentação de enquadramento ao tema e um painel de reflexão com reconhecidos peritos na área da política agrícola, seguida de debate com os participantes.
A sessão realiza-se nas instalações do GPP no Ministério da Agricultura e da Alimentação em Lisboa, com transmissão em direto no canal YouTube do GPP.


Ver mais

Seminário "Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas"

Irá decorrer no dia 2 novembro, o Seminário "Estratégias alimentares de base territorial: Tendências e iniciativas" organizado pela APDEA em parceria com a Alimentar Cidades Sustentáveis - Associação e com o curso de doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade, em consórcio entre a UTAD e a Universidade de Évora.
Será presencial com transmissão online! Inscrições em https://forms.gle/HgDXWW9XiT1UJNaP6



Ver mais

Conferência "O sequeiro e a água - um debate sobre o futuro dos sistemas extensivos do Sul?

"Um debate sobre o futuro dos sistemas extensivos do Sul"
A Cooperativa Agrícola do Guadiana e a Associação de Criadores de Porco Alentejano, em conjunto com a Associação Portuguesa de Economia Agrária, o INIAV e a Ordem dos Engenheiros integram a organização da conferência "O sequeiro e a água - um debate sobre o futuro dos sistemas extensivos do Sul?, que terá lugar no próximo dia 17 de outubro, em Mértola, com início às 9:00h.
A motivação para esta organização vem na sequência de praticamente uma década de anos secos, em que os sistemas agrícolas extensivos do Sul do Baixo Alentejo ? fundamentalmente sistemas de sequeiro ? enfrentam, no curto prazo, sérios problemas de viabilidade, podendo comprometer, num futuro relativamente próximo, a sua continuidade.
O potencial lesivo que esta situação encerra, não só para estes sistemas de agricultura, mas também para os territórios em que estão implantados, aconselha uma reflexão profunda acerca das principais dimensões do problema e das eventuais soluções, desde a agronómica e a hidrológica, passando pela social, económica e territorial, até ? e com particular destaque ? à política agrícola.
Esta conferência pretende ser o primeiro passo de um processo de construção de soluções que permitam às explorações agrícolas destas regiões responder ao quadro climático atual, mantendo um tecido produtivo que, além da função económica, contribua para a estruturação social e territorial desta fatia significativa do território nacional.

Participação gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, até ao dia 15/10/2023, em: https://forms.gle/S4NBsTiYGyZUmbVP8



Ver mais

X Congresso da APDEA / V Encontro Lusófono Economia, Sociologia e Desenvolvimento Rural
Coimbra, 14 a 16 de Setembro de 2022

Terá lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC), entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, em sistema presencial e online, e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a participação do Chefe Economista da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Maximo Torero Cullen.

Ver mais